Vantagens e desvantagens da energia solar

A Energia Solar é uma fonte de energia proveniente da radiação daquele belo corpo celeste que está no centro do nosso sistema solar – o Sol.

Esta energia solar de que tanto se fala, é normalmente captada através de sistemas de energia solar e transformada em calor ou eletricidade.

Mas será que vale a pena investir num sistema de energia solar?

Veja a seguir algumas das vantagens e desvantagens da energia solar

Vantagens e desvantagens da energia solar
Vantagens e desvantagens da energia solar

 

Vantagens da Energia Solar

#1 Vantagem – Fonte de Energia Renovável

A energia solar é uma verdadeira fonte de energia renovável ao contrário de outras energias como o petróleo, por exemplo. Ao ritmo que consumimos o petróleo, eventualmente irá esgotar-se nos próximos anos, mas o Sol, em princípio só deixará de existir daqui a 5 mil milhões de anos.

#2 Vantagem – Reduz a sua Conta Energética

Ao instalar painéis fotovoltaicos, irá necessitar de menos energia da rede de fornecimento principal. O quanto poupará, irá depender dos painéis que instalar, e das suas necessidades energéticas.
Para além de reduzir a sua conta de eletricidade, poderá ainda gerar dinheiro ao inserir a eletricidade excedente dos seus painéis fotovoltaicos na rede energética.
Mas o que normalmente faz com que poupe realmente dinheiro é a instalação de painéis solares, que em vez de converterem a energia solar em eletricidade como os painéis fotovoltaicos, transformam-na em calor para aquecer a sua água. Como esta conversão é mais eficiente, poderá poupar bastante mais na sua conta de gás do que na conta de eletricidade.

#3 Vantagem – Custos de Manutenção Baixos

Os sistemas de energia solar têm custos de manutenção baixos. Normalmente só é necessário limpá-los algumas vezes anualmente, e substituir algumas peças num espaço de 5-10 anos para manter o seu bom funcionamento.
Portanto após ter efetuado o investimento inicial num sistema de energia solar, poucos custos de manutenção terá.

 

Desvantagens da Energia Solar

#1 Desvantagem – Custo de Investimento Inicial Elevado

O custo inicial de aquisição dum sistema de energia solar é elevado, e só passado alguns anos é que obterá o retorno do seu investimento.
No entanto, existem alguns programas de incentivo à adoção de energias renováveis que podem compensar este investimento inicial elevado.

#2 Desvantagem – É uma Fonte Energética Variável

Infelizmente o tempo varia, e o sol não está sempre disponível conforme desejamos, embora mesmo em dias enevoados seja possível obter energia solar, mas com uma eficiência mais reduzida. Mesmo com estas variações há algo obvio que deverá ter em consideração: não é possível obter energia solar à noite.

#3 Desvantagem – O Armazenamento da Energia Solar é Caro

Uma forma de suprir as suas necessidades quando não está a obter energia solar é armazená-la. O problema é que armazenar energia solar ainda é algo dispendioso neste momento. Em princípio futuramente surgirão opções de armazenamento de energia solar mais económicas.
Por isso, por enquanto, o mais inteligente é utilizar a energia solar nas alturas que está disponível.

Pesando as vantagens e desvantagens da energia solar, pode-se dizer que as vantagens de usar a energia solar superam as desvantagens.

Contacte-nos para uma proposta de uma solução de energia solar adaptada às suas necessidades!

Ligue Agora!

Envie Mensagem

Publicações recentes:

Covid19 - Informação

Continuamos a trabalhar na elaboração de projectos e propostas assim como na instalação de soluções de uma forma perfeitamente segura!

Se tem uma ideia para implementar uma solução de climatização ou de energia solar entre em contacto!