Sistemas solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias

Apesar de a maioria das famílias não dedicar qualquer atenção especial a este tema, o aquecimento das águas sanitárias é um processo bastante oneroso na maioria dos lares, chegando a representar 50% da fatura energética.

Assim, a melhoria do processo de aquecimento de águas sanitárias é uma boa forma de reduzir os gastos energéticos da sua família.

Através do aproveitamento da energia solar pode produzir 85% da energia anual necessária para aquecimento de aguas sanitárias. As nossas soluções destinam-se a utilizadores domésticos através de sistemas de termosifão (deposito no telhado) ou sistemas forçados a partir de 200 litros bem como sistemas industriais para banhos colectivos, cozinhas industriais etc. As nossas soluções integram sistemas de apoio de acordo com os requisitos e objectivos dos nossos clientes podendo ir desde o esquentador até a bombas de calor integradas com o sistema solar.

Poderá contactar-nos que faremos um estudo à sua dimensão.


Poderá obter mais informações em http://www.sunenergy.pt/particulares/aguas-quentes-sanitarias/

Existem diversas soluções que permitem realizar o aquecimento de águas sanitárias, como:

Termoacumulador – Utiliza energia elétrica para aquecer a água. Consiste num depósito com água que é aquecida através de uma resistência elétrica.

A utilização deste tipo de sistema para o aquecimento de águas sanitárias apresenta a desvantagem de não permitir que a água seja aquecida de forma imediata, sendo sempre necessário esperar algum tempo.

É uma solução pouco eficiente, que fornece uma quantidade de água quente limitada e que não permite manter a temperatura da água constante.

Esquentador – Equipamento que aquece a água num permutador que é exposto às chamas de queimadores. Como resultado obtém-se água quente de forma instantânea.

O funcionamento do esquentar exige um combustível (como gás butano, propano ou natural) e que a rede de água tenha alguma pressão.

Os custos de funcionamento de um esquentador são elevados e implicam o recurso a energias fósseis.

Coletor Solar Térmico – Nestes equipamentos, o aquecimento de águas sanitárias é realizado a partir da energia solar. O aquecimento da água é realizado a partir da energia captada a partir dos raios solares.

Além do coletor solar térmico é necessário um acumulador que irá armazenar e manter a água quente. O coletor solar térmico apresenta diversas vantagens, sendo a mais relevante a diminuição com os custos do aquecimento de águas sanitárias.

Bombas de Calor – Equipamentos que utilizam o calor do ar para realizar o aquecimento das águas sanitárias. A sua elevada eficiência permite uma grande poupança, a qual em alguns casos pode ultrapassar os 80%.

Ligue Agora!

Envie Mensagem

Covid19 - Informação

Continuamos a trabalhar na elaboração de projectos e propostas assim como na instalação de soluções de uma forma perfeitamente segura!

Se tem uma ideia para implementar uma solução de climatização ou de energia solar entre em contacto!