Radiadores

O aquecimento através de radiadores é um dos mais populares no nosso país. Ao falarmos em aquecimento através de radiadores podemos estar a referir-nos a:

  • Radiadores a óleo – o funcionamento processa-se através de resistências elétricas, as quais aquecem o óleo, originando assim a emissão de calor. Como principais vantagens apresentam o facto de serem equipamentos silenciosos e de baixo custo. Contudo são lentos e pouco eficientes energeticamente.
  • Aquecimento central utilizando radiadores a água – é um sistema que funciona utilizando uma caldeira, que por meio de uma bomba faz com que a água aquecida chegue aos diversos radiadores.

Devido à reduzida eficiência dos radiadores a óleo, neste artigo iremos focar-nos no funcionamento do aquecimento central com recurso a radiador, um tipo de difusores de calor bastante mais eficiente.

Aquecimento Central por Radiadores

Com tantos tipos de difusores de calor disponíveis no mercado, escolher o mais adequado a uma residência pode ser uma tarefa complexa. Os radiadores a água utilizados nos sistemas de aquecimento central podem ser uma boa opção, desde que o sistema seja montado de forma adequada.

Como referimos anteriormente, este sistema funciona através de uma caldeira, que com o auxílio de uma bomba circuladora conduz o calor até ao radiador. 

A quantidade de calor emitida é controlada através de torneiras que controlam o volume de caudal. O tipo de torneira utilizada é um aspeto decisivo para a eficiência dos radiadores.

Para que o equipamento seja tão eficiente quanto possível, devem ser utilizadas torneiras termostáticas. Estas torneiras possuem a capacidade de regular, de forma automática, o caudal, por forma a manter a temperatura escolhida.

Este funcionamento automatizado tem o condão de reduzir o consumo energético, um ponto de importância vital em qualquer sistema de difusores de calor.

Como escolher o desenho do Radiador

Além da componente estética, o desenho dos radiador deve respeitar sempre o tipo de utilização pretendida. Um bom exemplo é o dos toalheiros instalados nas casas de banho, que além da função de aquecimento, servem também para secar os atoalhados.

Desta forma, a configuração do radiador/toalheiros é diferente do desenho habitualmente utilizado nos radiadores que aquecem quartos e salas.

Um Sistema Fiável e Prático

O aquecimento central através de radiador é uma opção segura, fiável e prática. O custo de instalação é geralmente acessível e o custo de utilização pode ser reduzido através da utilização de caldeiras de condensação e de torneiras termostáticas.

Solicite o nosso contactoradiadores para saber qual a melhor escolha

Teremos todo o gosto em ajudar!

Manutenção dos radiadores

A limpeza periódica dos radiadores e a manutenção programada do sistema de climatização instalado é um factor muito importante para o correto funcionamento e um desempenho ótimo, além de reduzir consumos!

O facto dos radiadores não serem usados durante parte do ano, propicia a formação de bolsas de ar diminuindo a sua capacidade. Para isso deverá usar um purgador no começo da estação fria e da sua utilização mais intensiva.

Qual a forma de detetar se existe a necessidade de fazer a purga?
Esteja atento aos sons! Se existir um som semelhante a gorgolejo é sinal de que precisa fazer uma purga. Outra forma de saber se precisa fazer a purga do radiador é apalpar a parte de cima do radiador e sentir se está mais fria que em baixo. Se for o caso é um sinal inequívoco de que precisa fazer a purga do radiador!

Lembre-se sempre que a purga dos radiadores deverá ser feita com o aquecimento desligado!

Contacte Agora...

Ligue Agora!

Envie Mensagem

Publicações recentes: