Bombas de calor

bombas de calorBombas de calor são aparelhos que apresentam uma excelente eficiência energética e que se destinam a produzir água quente para instalações sanitárias.

Bombas de calor e seu funcionamento: Estes aparelhos utilizam uma tecnologia de aquecimento renovável, sendo por isso uma solução energética muito eficaz.

Bombas de calor funcionam transferindo o calor de um ambiente para o outro, utilizando para tal um fluído frigorigéneo.
Mesmo que a temperatura exterior seja de apenas -20º Celcius, as bombas conseguem fazer a extração de calor exterior para aquecer espaços interiores de uma forma muito eficaz e económica.
Para que as bombas de calor funcionem e cumpram o objetivo de aquecimento o fluido frigorigéneo passa pelo estado de evaporação e condensação. Quando a bomba está em funcionamento ela absorve o calor externo (com a pressão e temperatura baixas) através do compressor, que é transferido para o condensador, que por sua vez com que a pressão e a temperatura aumentem. No ponto de saída está uma válvula de expansão que promove uma redução da pressão e assim consegue-se promover o aquecimento interior.
Desta forma, percebe-se que as bombas de calor funcionam através da captação de calor externo ( note que mesmo com temperaturas negativas esta operação é possível) e da sua transformação e calor interno. Para promover esta transformação a bomba de calor utiliza energia, mas o consumo é muito reduzido quando comparado com qualquer outra forma de aquecer o ambiente.
Alguns modelos de bombas de calor conseguem operar com o recurso a energia solar, não tendo de suportar custos com consumos de energia “normal”.
Eficiência das bombas de calor

As bombas de calor apresentam uma eficiência média de 300%, ou seja, por cada unidade de energia utilizada consegue-se produzir pelo menos três unidades de calor para o aquecimento da área pretendida.
Como as bombas de calor funcionam através da captação de calor exterior e da sua transformação, quanto maior for a diferença entre a temperatura exterior e a temperatura que se pretende alcançar no interior maior é o consumo energético. Ainda assim este consumo é sinónimo de despesas bem mais reduzidas, comparativamente a outras opções de aquecimento que recorrem a combustíveis fosseis.
De notar que o processo de instalação das bombas de calor é muito simples e rápido e que a manutenção necessária é muito reduzida, o que faz com que os custos gerais desta forma de aquecimento sejam ainda mais atrativos.

Saiba mais e contacte a nossa rede de agentes

Ligue Agora!

Envie Mensagem

Publicações recentes: